domingo, 19 de junho de 2011

DESPEDIDA! FICAM LEMBRANÇAS, APRENDIZADO E A CERTEZA DE UM NOVO CAMINHO


"Muitas vezes o que se cala faz maior impacto do que o que se diz."
(Píndaro)

“Se a brisa da manhã tocar o teu rosto e num gracejo fogoso fizer teus cabelos brincar, saiba que é um carinho meu, que sem querer dizer adeus, pedi ao vento para te entregar...
Se ao andar pelas matas sentir o cheiro da vida, de folhas secas e molhadas, perfume de flores, pode ser jasmim ou qualquer coisa assim, é ainda a minha mensagem que vai com o meu perfume, para você jamais esquecer de mim” (...)
Trecho do Poema de Celia Piovesan
Folhas, flores e perfume...

Olá companheiros de Histórias e Memórias! Estou de novo por aqui e desta vez não demorei nadinha. (risos)
Na última postagem, revelei que ao criar meu blog tinha a idéia de trocar informações, compartilhar experiências, contar um pouco da minha história e me despedir do NEJA, pois já havia decidido em julho do ano passado que junto com o término da Etapa III do Programa TOPA – Todos pela Alfabetização / Brasil Alfabetizado, encerraria minha participação no Núcleo.
Como havia dito, anteriormente, foram nove anos de dedicação e paixão pela UNEB, tanto no Programa de Regularização do Fluxo Escolar (Educar para Vencer), quanto nos Programas voltados para a educação de Jovens e Adultos desenvolvidos pelo NEJA.
Formação de Professores em Milagres/BA - Ano 2003
(Regularização do Fluxo escolar)
Celebração dos 100 Dias de Aulas do Projeto de
Regularização do Fluxo Escolar em 2003 - Itaberaba/BA
Momento de emoção durante o encerramento do período letivo do
Programa AJA BAHIA em dezembro de 2007 - Candeias/BA
Encerramento do período letivo do Programa AJA BAHIA
em dezembro de 2007 - Candeias/BA
(essa turma funcionava numa invasão, dentro de uma área próxima a um lixão. Essa situação não impediu a alegria de aprender a ler e a escrever, por parte dos alfabetizandos)

Informei à Coordenação do NEJA que concluiria minhas ações e, conseqüentemente, minha participação no Núcleo em dezembro do ano passado, mas atendendo ao pedido da Coordenadora Maria José de Faria Lins (minha grande mentora – aprendi muito com essa sábia mulher) ficou acertado que eu ficaria até o mês de fevereiro do presente ano. Dessa forma, encerrei minha participação no programa e na Instituição, dia 28 de fevereiro de 2011.
A coordenadora Lins gostaria e pediu que eu ficasse um pouco mais, entretanto, não dava mais para adiar o inadiável. Chega um momento em nossas vidadas que precisamos encerrar um ciclo para abrir outro. Eu tenho outros planos, outros sonhos e acredito que chegou a hora de buscar concretizá-los.
Assim, logo depois da minha saída do NEJA escrevi uma mensagem de despedida para todos aqueles que me acompanharam nessa jornada durante tanto tempo. Alguns há anos, outros há meses. Mas, o importante é que cada uma dessas pessoas, de uma forma ou de outra, fizeram parte da minha vida e hoje fazem parte da minha história.
Eu poderia ter feito uma postagem aqui no blog anunciando o meu desligamento do NEJA, ainda em fevereiro ou março. Entretanto, optei por concluir um dos meus objetivos que era falar um pouco de cada etapa dos programas dos quais participei e, por isso, não poderia deixar de fora a Etapa III do TOPA.
Então, minha postagem anterior fala um pouco dessa etapa, ainda que de maneira superficial, mas cumpre o meu objetivo de compartilhar informações.
Hoje, decidi postar aqui a mensagem de despedida que enviei para cada participante do programa, com os quais tive contato. Pessoas maravilhosas, guerreiras, profissionais e, acima de tudo, HUMANAS.
Quero deixar bem claro que continuarei a fazer postagens no meu blog. Afinal de contas, minhas histórias não acabam aqui. Ao contrário, terei muitas outras para compartilhar com vocês. Continuarei com a peregrinação dos meus ideais e das minhas aspirações de ser e ter.
Assim, segue a mensagem de despedida enviada aos tantos companheiros de luta e devoção à Educação. Pessoas queridas, e muitas, amigas de verdade.

MENSAGEM DE DESPEDIDA

Até aqui viajamos juntos. Passaram vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas...
Não faltaram os grandes obstáculos, mas freqüentes foram as pontes nos ajudando a transpor abismos...
As subidas e descidas foram realidade sempre presente, mas juntos percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos cidades...
Sentirei muitas saudades da cada um de vocês que se tornaram parte da minha História, mas chegou o momento de eu seguir outro caminho... Divido com vocês, neste momento uma grande alegria, pois uma nova etapa da minha vida se inicia. Recentemente fiz um concurso, no qual fui aprovada e convocada. Assim, encerro minha participação no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), mas levo comigo lembranças e recordações felizes de ter conhecido e/ou tido contato com pessoas tão EXCELENTES como vocês, que fizeram o meu trabalho valer a pena.
A cada um de vocês, deixo aqui os meus AGRADECIMENTOS pelo apoio que dispuseram durante essa minha caminhada. Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez. Olho para trás e vejo tudo o que já passei. Sem dúvida, muitas tristezas e conflitos, mas também inúmeros bons momentos de alegria, de vitórias, de conquistas e de cumplicidade que, felizmente, superam os momentos de angústia.
Que possamos nos reencontrar pelos caminhos da vida! Para mim, vocês são pessoas de uma vida inteira. Aquelas que jamais esquecemos. Simplesmente porque cada pessoa que passa em nossa vida é única... Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há as que levam muito, mas não há as que não deixam nada.

Reitero os meus agradecimentos e deixo aqui um cheiro muito carinhoso, assim como o perfume das rosas!
Que Jesus ilumine a todos nós!

Mel Sampaio Moreira
Ex-Coordenadora Pedagógica do Programa
TOPA – Todos pela Alfabetização / Brasil Alfabetizado
NEJA / PROEX / UNEB
  Café da Manhã no NEJA em comemoração ao aniversário da
Coordenadora do Colegiado, Maria José de Faria Lins
  Café da Manhã no NEJA em comemoração ao aniversário da
Coordenadora do Colegiado, Maria José de Faria Lins
Encerro a postagem com essa foto, porque o sorriso estampado em meu rosto representa a alegria que sentia em trabalhar num lugar tão especial e com uma equipe tão competente. Data da foto? 19 de setembro de 2008. Sinto saudades! Eram bons tempos!
Até a próxima, meus amigos!

Um comentário:

  1. Oi Mel, adorei seu blog! Suas histórias são muito interessantes e envolventes!
    Parabéns, seu blog está maravilhoso!

    ResponderExcluir