quinta-feira, 16 de junho de 2011

ETAPA III DO PROGRAMA TOPA: UMA LONGA CAMINHADA


"Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos".

Bob Marley 

Oi gente, nos encontramos aqui outra vez! Como sempre faz um bom tempo, não é? Vivi muitas histórias e narrei algumas neste blog para que vocês pudessem conhecer um pouquinho sobre mim e sobre minha caminhada profissional. Falei um pouco da minha participação no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA / UNEB e da minha atuação nos programas desenvolvidos por esta instituição, principalmente o TOPA. A última postagem que fiz provocou muita polêmica, como meu objetivo era apenas trocar experiências e compartilhar informações, decidi retirá-la do blog a fim de evitar mal entendidos.
Hoje, finalmente falaremos sobre a Etapa III do Programa TOPA. Etapa essa que encerra a minha participação no NEJA / UNEB. Quando criei esse blog, minha intenção era compartilhar algumas histórias, aventuras e fatos interessantes que ocorreram no decorrer do meu viver, pois eu já havia decidido que junto com o término da terceira etapa do Programa eu finalizaria minhas ações no NEJA e encerraria minha participação na PROEX/UNEB, enquanto Coordenadora Pedagógica de programas voltados para a Educação e Jovens e Adultos. Foram noves anos de paixão e dedicação à UNEB, anos maravilhosos que marcaram a minha vida. Entretanto, em nossa caminhada sempre sentimos a necessidade de fechar um ciclo para começar um novo. Planejei muitas coisas para a minha vida pessoal e profissional, e a hora de colocar tudo isso em prática chegou. A vida me trouxe outras oportunidades e eu não poderia deixar de abraçá-las. Assim, decidi encerrar minhas atividades dentro da UNEB e seguir esse novo caminho que o destino trouxe para mim. A paixão pela UNEB continuará por toda a vida, pois sou uma unebiana de coração, mas minhas contribuições para a Educação, essas darei agora num outro lugar. Mas isso é uma história para ser contada futuramente.
Falaremos agora da Etapa III do programa TOPA, mas especificamente, da viagem que fiz a Iuiú, um município do interior da Bahia cujo povo é muito hospitaleiro.
Então começaremos assim...
A terceira etapa do Programa TOPA – Todos pela Alfabetização / Brasil Alfabetizado teve início em 03 de maio de 2010 com o início da Formação Inicial de 40 horas.
Formação Inicial em Salvador/BA
Formação Inicial em Salvador/BA

Para a Etapa III do Programa TOPA, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) determinou que apenas os coordenadores de turmas e alfabetizadores novatos iriam participar da Formação Inicial. Dessa forma, os coordenadores de turmas e alfabetizadores veteranos no Programa não participariam da Formação Inicial para a terceira Etapa do programa, sendo convocados a iniciarem o período letivo do Programa em outubro de 2009.

Muitos municípios, cujos alfabetizadores e coordenadores de turmas eram veteranos, atenderam a solicitação da SEC e deram início às aulas do Programa ainda em 2009. Outros, porém, aguardaram o início da formação para que todas as turmas pudessem iniciar as aulas juntas. Assim, tivemos nessa etapa turmas que iniciaram em novembro de 2009, turmas que iniciaram em janeiro, fevereiro e março de 2010 e muitas outras turmas que iniciaram em maio, junho, julho e agosto de 2010 após a Formação Inicial de 40 horas.

De todas as etapas do Programa TOPA essa foi a mais difícil, no sentido de termos uma situação de múltiplas datas de inicio do Programa em diversos municípios do interior baiano. A aplicação dos Testes Cognitivos de entrada e de saída aconteceu de forma desordenada por conta dessa variação no calendário, o que quase nos leva a loucura.


Aplicação do Teste Cognitivo – Município de
Antônio Gonçalves/BA

Aplicação do Teste Cognitivo – Município de
Filadélfia/BA
Os entraves das etapas anteriores continuaram nessa etapa, mas a boa notícia é que, finalmente, os óculos para aqueles alfabetizandos que fizeram o exame oftalmológico começaram a chegar, ainda que numa escala pequena.
Nessa terceira etapa do programa a UNEB, por intermédio da PROEX / NEJA ficou responsável por 121 municípios. Foram 244 turmas, 8.354 alfabetizadores, 1.120 coordenadores de turmas e 30 tradutores intérpretes de libras. A grande maioria das turmas concluiu a etapa do Programa entre outubro e dezembro do ano passado, mas tivemos um bom número de turmas que concluiu entre janeiro e fevereiro deste ano e uma pequena parte concluiu recentemente entre março e abril.
Muitos foram os problemas enfrentados nessa etapa. De alguns falei aqui, de outros não irei falar, mas apesar das dificuldades o TOPA vem cumprindo sua finalidade, garantindo à população não alfabetizada tanto do meio rural quanto do meio urbano o direito à alfabetização, proporcionando-lhe não apenas a aprendizagem do ler, escrever e contar, mas também as ferramentas de análise e reflexão sobre a realidade, criando as condições objetivas para a sua intervenção na sociedade na qual estão inseridos.

Visita às Turmas em Poços - Campo Formoso/BA
Vou contar agora sobre mais uma das minhas histórias na calada da MEIA NOITE, mas desta vez eu fui esperta. Opa! Muita calma nessa hora! Vamos contar isso depois... Começaremos pelo PRINCÍPIO (risos).
Lembram-se de que em outras postagens mencionei sobre algumas viagens que fiz em 2010, motivo pelo qual não sobrava muito tempo para escrever no blog? Pois é, eram viagens de acompanhamento das ações do programa, bem como para realizar a formação continuada dos coordenadores de turmas. Falemos de uma delas, então!
Viagem ao Município de Iuiú
Em agosto de 2010 houve algumas questões no município de Iuiú que apenas eu, enquanto coordenadora pedagógica do programa poderia resolver, pois eu era a responsável pela coordenadora de área que atendia a região da qual Iuiú faz parte. Apesar dos acontecimentos que precederam minha viagem, devo confessar que ir ao município de Iuiú me trouxe muita alegria, pois há muito tempo desejava conhecê-lo. As pessoas deste município são muito simpáticas e acolhedoras, principalmente uma moça chamada Lídia Rejane Montalvão Silva. Lídia é coordenadora de turmas desde a primeira etapa do programa. Comunicamos-nos por telefone e e-mail desde 2007, mas nunca pude conhecê-la pessoalmente até esse momento. Ela é uma profissional admirável! Competente, dedicada, comprometida, prestativa, eficiente, entre muitas outras qualidades que poderiam preencher um caderno inteiro se eu continuasse a descrevê-las.
Chegando em Iuiú, em 21 de setembro do ano passado, fui bem recebida por todos da Secretaria Municipal de Educação. A Secretária de Educação, Euclênia Donato de Barros, é uma pessoa muito agradável e atenciosa, deu-me todo o apoio necessário para desenvolver as atividades planejadas. A mesma demonstrou muito interesse pelo bom desenvolvimento das ações do TOPA em seu município, onde 75% dos alfabetizadores que atuam no Programa pertencem ao quadro de professores efetivos do município. Segundo ela, tudo o que era possível e estava ao alcance da secretaria municipal de educação para que o programa funcionasse da melhor forma possível, estava sendo feito.

Entrada para o município de Iuiú/BA
Realizei o encontro de formação continuada não apenas com os coordenadores de turmas, mas também com os alfabetizadores. Durante o encontro, ambos participaram de forma ativa, crítica e criativa. No primeiro momento, percebi a ansiedade em muitos alfabetizadores que queriam falar dos problemas, das angústias, dos desafios e das dificuldades enfrentadas em sala de aula. Então, o tempo foi organizado e proporcionei um momento para que eles pudessem falar e expor suas idéias.

Formação Continuada - Iuiú/BA

Formação Continuada - Iuiú/BA
Observei que os alfabetizadores, em sua maioria eram interessados, comprometidos e participativos. No que se refere aos coordenadores de turmas, podemos dizer que estavam desenvolvendo um ótimo trabalho.
À noite, nos três dias que trabalhei em Iuiú, visitei todas as turmas da zona urbana, pois eram apenas dez (10) funcionando em duas escolas. Percebi que muitos alfabetizadores trabalhavam com atividades diversificadas, tanto individualmente quanto em grupos. Também utilizavam em suas aulas cartazes e murais (em sua maioria, produzidos pelos próprios alunos), jornais, revistas, jogos, recortes, colagens, pinturas e dinâmicas. Todavia, também encontramos alfabetizadores presos ao livro e a cópia de textos. Nessas turmas a freqüência era bem menor que nas turmas do exemplo anterior.

Visita às Turmas em Iuiú/BA - Zona Urbana

Visita às Turmas em Iuiú/BA - Zona Urbana
A segunda viagem a Iuiú aconteceu em novembro. Dessa vez, meu objetivo era visitar as turmas da zona rural que somavam um total de vinte e seis (26). Nesse mês houve muitas tempestades na região e o acesso para a zona rural estava interditado em muitos pontos, devido à chuva que caiu torrencialmente durante uma semana inteira sem cessar. Dessa forma, optamos pelas turmas mais próximas da sede e cuja estrada ainda podia ser transitada. Foi assim que na noite do dia 30 de novembro de 2010, eu e mais duas coordenadoras de turmas, Ivani Marques da Silva e Martinha Pereira Cares, fomos até o povoado “Lagoa da Onça”. Nessa localidade funcionava apenas uma turma, onde encontramos quatro (4) alfabetizandos. Conversamos um pouquinho com eles e percebemos uma enorme vontade de aprender a ler e escrever. São homens e mulheres que muitas vezes saem de casa sem nada comer, que caminham uma ou duas léguas no escuro rumo à escola. São jovens, adultos e idosos que enfrentam os desafios de uma vida difícil à qual foram submetidos, ávidos pelo saber letrado que nunca puderam ter. Depois de conhecer um pouco mais sobre a turma da Lagoa da Onça seguimos viagem com destino a outro povoado.


Coordenadoras de Turmas, Ivani Marques e Martinha Pereira
no povoado de Lagoa da Onça – Iuiú/BA

Visita a Turma em Lagoa da Onça – Iuiú/BA

Saindo da Lagoa da Onça
Durante o novo trajeto percebemos que a estrada estava repleta de poças d’água. Tentamos avançar com cautela, mas foi impossível continuar viagem, pois as poças eram profundas e se insistíssemos poderíamos atolar, e isso eu não queria de jeito algum, visto que já tive experiências suficientes no quesito ficar atolada na lama, no meio do nada, de madrugada, sem esperança de resgate, sem saber do amanhã, e dessa situação não sinto saudades! Não mesmo (risos)! Então, desistimos no meio do caminho e tomamos outro destino, o Morro do Aurélio. Essa história contarei numa outra oportunidade.

Trajeto Complicado! Voltamos...
De um modo geral, as dificuldades encontradas no município de Iuiú foram muitas, como em tantos outros municípios. No entanto com empenho, determinação e compromisso por parte dos alfabetizadores e coordenadores de turmas, principalmente a Lídia Rejane que se mostra dedicada, comprometida e muito responsável na função que exerce, posso dizer que estão desenvolvendo um bom trabalho.
Lídia, continue essa pessoa linda que você é! Admiro sua força, determinação, dedicação e compromisso. Parabéns pelo belo trabalho que você vem desenvolvendo no município! Você é um exemplo a ser seguido.
Um cheiro carinhoso para você e todo esse povo simpático e alegre do município de Iuiú!

A Coordenadora de Turmas, Lídia Rejane e
sua linda princesinha!






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