domingo, 12 de setembro de 2010

PROGRAMA AJA BAHIA

De todos os programas desenvolvidos pelo NEJA, participei apenas dos dois últimos: o AJA Bahia e o TOPA – Todos pela Alfabetização, ambos em parceria com o Brasil Alfabetizado.

Vamos falar um pouquinho do AJA Bahia?

Em 1996, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia assumiu plenamente a implantação e o desenvolvimento do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, o AJA Bahia. O programa beneficiou cerca de 497.784 cidadãos, entre 1996 e 2002.

O Aja Bahia tinha por objetivo garantir à população não alfabetizada, tanto do meio rural quanto do meio urbano, o direito à alfabetização proporcionando não apenas a aprendizagem do ler, escrever e contar, como também as ferramentas de análise e reflexão sobre a realidade, respeitando-se as diversidades locais e culturais. Além disso, tinha como perspectiva garantir aos alfabetizados a continuidade dos estudos em escolas da rede estadual ou municipal.

A partir de 2003, o AJA Bahia adere ao Programa Brasil Alfabetizado, firmando uma parceria entre o governo do estado e o MEC, o que contribuiu significativamente para o fortalecimento do AJA, acelerando o atendimento a milhares de cidadãos baianos que ainda não tinham sido alfabetizados, reduzindo ainda mais o analfabetismo no estado da Bahia. Em 2004, o AJA Bahia/Brasil Alfabetizado é implementado em parceria com as universidades estaduais, responsáveis pelo cadastramento dos agentes educativos e pela sua execução.

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em face a seu reconhecimento social e sua importância no desenvolvimento local das regiões de sua atuação, foi convidada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, conjuntamente com a UESC, UESB e UEFS para o grande desafio de alfabetizar, no prazo de seis meses, mais de 70.000 jovens e adultos em todo o Estado. Coube à UNEB, inicialmente, o atendimento a 40.949 alfabetizandos, implantando, a partir do mês de junho de 2004, 1.959 classes de alfabetização em 86 municípios baianos. Essa foi a 1ª Etapa do AJA Bahia em parceria com o Brasil Alfabetizado. Em 2005 tivemos a 2ª Etapa, em 2006 a 3ª Etapa e em 2007 a 4ª Etapa.

Os impactos deste programa e de outros implantados no estado refletiram no Censo Demográfico e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que demonstram uma redução significativa nos indicadores de analfabetismo na população de 15 a 24 anos, que reduziu de 20,6% para 7,7%. Segundo Hilda Mendes, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do estado (na época), o Programa AJA Bahia proporcionou mudanças na vida dessas pessoas, promovendo o combate à pobreza e à exclusão social, ampliando a sua participação no meio social e produtivo, reduzindo, por conseguinte, as desigualdades sociais. Hilda, ainda destaca que o programa teve um grande impacto na melhoria da auto-estima dessas pessoas, que muitas vezes, eram estigmatizadas pela sociedade por não saberem ler e escrever.

A UNEB, por intermédio do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos (NEJA), para atender as prerrogativas do Programa, estabeleceu como princípios de sua gestão a autonomia como elemento formativo de todo o processo, respeitando os ritmos dos sujeitos e instituições, suas culturas, suas representações, suas autorias, na implantação e desenvolvimento das ações.

No âmbito do NEJA, a Coordenação Colegiada (Maria José de Faria Lins, Maria de Fátima Mota Urpia e Ivete Silveira de Araújo) manteve sob sua responsabilidade a articulação com as diversas esferas de governo e instituições envolvidas no trabalho, de modo a atender aos objetivos e interesses diversos, visando alcançar as metas propostas para o Programa, junto a UNEB.

 
REFERÊNCIAS

Relatório de Atividades. Governo da Bahia, ano 2004. Bahia de Toda Gente: ação Social e Cidadania. Disponível em

4 comentários:

  1. Mel,

    Parabens!!! seu blog tah show.

    Cheiro

    ResponderExcluir
  2. Mel, adorei a ideia!
    Você tem muita história para contar, e também coisas para nos ensinar com essa experência enorme. Me orgulho de ser sua colega de trabalho, te admiro e sei da sua competência...E socializar isso é muito bom.
    Bjos
    Lane

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog Mel!

    Quantas histórias, aventuras e desafios... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mel, parabéns pela iniciativa, seu blog esta um show, super bjksssssss

    ResponderExcluir