segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PROGRAMA TOPA


"De tudo ficaram três coisas: a certeza de que estava sempre começando. A certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar.
Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda, um passo da dança, do medo, uma escada. Do sonho, uma ponte, da procura, um encontro".
Fernando Pessoa


Nossa! Já faz um tempinho que não apareço por aqui (risos!). Essas últimas semanas foram bem corridas para mim, o tempo parece que andou mais depressa do que o normal. Desde o final de setembro que tenho estado viajando a trabalho. Entre setembro e outubro, fui realizar a formação continuada do Programa TOPA com alfabetizadores e coordenadores de turmas do município de Iuiú (uma cidade pequena e encantadora! Seus habitantes são muito receptivos e educados), e realizar visitas de acompanhamento das ações do Programa desenvolvidas nos municípios de Guanambi e Candiba. Agora, no início do mês de novembro estive na Região de Paulo Afonso desenvolvendo as mesmas atividades supracitadas.
Bom, o importante é que estou de volta! Então, vamos retomar a nossa viagem pelas HISTÓRIAS da minha vida!
Na última postagem, falei um pouquinho do Programa AJA Bahia e conclui relatando sobre minha primeira experiência como formadora de alfabetizadores e orientadores pedagógicos, no finalzinho da 4ª Etapa do AJA. Agora, iremos conhecer um pouco sobre o Programa que veio substituir o AJA Bahia em 2007, o Programa TOPA – Todos pela Alfabetização / Brasil Alfabetizado.
Com a mudança de Governo no estado da Bahia em 01 de janeiro de 2007 (saía Paulo Souto e entrava Jacques Wagner), nascia um novo programa destinado à alfabetização de jovens, adultos e idosos das camadas mais carentes da sociedade baiana, o Programa TOPA – Todos pela Alfabetização/Brasil Alfabetizado. O TOPA foi implantado em 09 de maio de 2007 com objetivo central de promover uma educação Integral e de qualidade para a população de jovens, adultos e idosos, assegurando seu ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita, criando as condições objetivas para a sua intervenção na realidade social na qual estão inseridos. Se fizermos uma análise crítica, perceberemos que as propostas de ambos os programas (AJA Bahia e TOPA) eram muito parecidas, porém, o TOPA foi concebido visando metas bastante “ousadas”, como por exemplo, alfabetizar em quatro anos 1 milhão de pessoas. Na época, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18,6% dos baianos com 15 anos ou mais eram analfabetos, ou seja, a Bahia possuía naquele momento cerca de 2,1 milhões de analfabetos.
O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que este é um direito do cidadão e não prescreve com a idade, valorizando assim a aprendizagem ao longo da vida. Dona Enedina Pereira da Silva (alfabetizada aos 100 anos de idade) e seu Ubaldo Dias (alfabetizado aos 106 anos de idade) alunos do TOPA que ficaram conhecidos nacionalmente através de emissoras de TV, são provas vivas de que nunca é tarde para aprender.



A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), no ano de 2007, continuou sua parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) como Unidade Formadora, agora, de Alfabetizadores, Coordenadores de Turmas e Tradutores Intérpretes de Libras do Programa TOPA.
Nesse contexto, o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos buscou articulação com as diversas esferas de governo e instituições envolvidas no trabalho, de modo a atender aos objetivos e interesses diversos, visando alcançar as metas propostas para o Programa, junto a essa Universidade.
Em 12 de setembro de 2007, a UNEB / PROEX recebeu (no auditório Professor Roberto Santos, no Museu de Ciência e Tecnologia) membros da SEC, representantes de prefeituras e entidades, bem como diversos outros integrantes do Programa para a 1ª Escuta Aberta do TOPA e suas parcerias. Era o início de um novo momento: a Era TOPA – Todos pela Alfabetização de Jovens e Adultos. O Programa já nasceu imponente, com metas e objetivos grandiosos e “ousados”, no que se refere a programas voltados para alfabetização de jovens, adultos e idosos no estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário