sábado, 22 de janeiro de 2011

CERTIFICAÇÃO DOS ALUNOS ALFABETIZADOS NA ETAPA I - TOPA

"A Utopia está no horizonte: me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve então a utopia? Serve para isso: para caminhar".
(Eduardo Galeano)

Ó nóis aqui travez! Olá pessoal, estou de volta! Dessa vez não demorei como das últimas vezes, viram? (risos)
Continuando as andanças pelas minhas memórias, encerraremos nossa viagem pela Etapa I do Programa TOPA – Todos pela Alfabetização / Brasil Alfabetizado.
Na última postagem, dissemos que 171 mil pessoas foram alfabetizadas durante a primeira Etapa do TOPA, segundo informações da Secretaria da Educação (SEC). Pois bem! Essas pessoas receberam um certificado de participação no programa, atestando que elas haviam construído a base alfabética.
A Cerimônia de Certificação aconteceu em 29 de julho de 2008, no auditório Iemanjá, no Centro de Convenções aqui em Salvador. Contamos com a presença do Presidente Lula na entrega dos certificados de conclusão de curso a 1.200 alunos do TOPA. Esses alunos vieram de todas as regiões da Bahia para representar a categoria, visto que seria impossível trazer os 171 mil alunos alfabetizados pelo Programa.
Presidente Lula na Certificação doa Alunos Alfabetizados da
Primeira Etapa do Programa TOPA

Genteeeeeeeeeee!!!! Eu estava lá como convidada do Presidente da República. Ai que Chique, meu Deus! Fui uma das representantes da UNEB e, naquele dia por conta do trânsito, cheguei um pouquinho atrasada (imaginem! Ninguém Merece!). Logo na entrada do auditório pude ver uma grande multidão aglomerada numa fila, meio desordenada, buscando acesso ao grande salão. Percebi que o motivo do ajuntamento de pessoas era a equipe de segurança que fazia a revista daqueles que participariam da cerimônia. Olhei para o relógio ao me aproximar da multidão e quase entrei em pânico, pois se tivesse que pegar aquela fila quando conseguisse entrar, o presidente já estaria próximo de encerrar sua participação no evento. Porém, antes mesmo que a aflição e angústia pudessem tomar conta de mim um dos seguranças, enquanto eu avançava pela multidão, viu-me de longe e gritou:
“Abram espaço, pois está chegando uma convidada do Presidente Lula. Vamos dêem passagem a ela”!
Nossa! Meu coração bateu tão forte que parecia um tambor, de quão maravilhoso foi ouvir aquelas palavras. Ai, me senti TODA-TODA poderosa! (risos, muitos risos) Somente depois que cheguei ao local onde também fui revistada, é obvio, a ficha caiu. O broche que eu usava e que representava a bandeira do Brasil, como um altivo brasão, era um convite aos convidados Vips para a cerimônia. Assim, passei pelo detector de metais e fui alegremente para o auditório, com toda pompa, acompanha por um segurança gatíssimo que me conduziu até o lugar reservado para os representantes da UNEB. Ahhhhh! Foi bom demais!
Assim que me acomodei ao lado de Lins, Fátima e Luciene (coordenadoras do Programa pela UNEB/NEJA) o Presidente Lula começou o seu discurso. Gente, coincidente, pareceu que ele só estava esperando por mim (mais risos). É claro que isso é um devaneio meu, mas como sonhar é de graça e não faz mal a ninguém... (muito mais risos)!
Bom, voltando a cerimônia de certificação posso dizer que foi uma experiência maravilhosa! Poder está presente naquele momento tão importante para os alunos concluintes da Primeira Etapa do Programa foi gratificante, pois pude compartilhar da alegria daquelas pessoas que por motivos diversos ao longo de suas vidas foram excluídas do sistema escolar, mas que ali naquele momento mágico viam a realização de um sonho. Um sonho que havia se concretizado com muito esforço e sacrifício, mas que valera a pena, pois agora o saber letrado pertencia a eles e ninguém nunca mais lhes roubaria isso. 
Eu olhava aquelas expressões felizes, não apenas dos alunos alfabetizados, mas também dos representantes de entidades e movimentos sociais que sabiam que fizeram parte daquela conquista. Sabiam que agora faziam parte de muitas vidas e que de fato não existe uma idade própria para aprender, pois a aprendizagem acontece ao longo de toda a vida.

Cerimônia de Certificação dos Alunos Alfabetizados
Durante a Primeira Etapa do Programa TOPA
Em um momento do seu discurso, o Presidente Lula disse o seguinte:  Este é o melhor programa de alfabetização do país. Ele gera uma mudança significativa na vida das pessoas, é uma grande transformação social dentro de seu contexto pessoal”.
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, também se colocou favorável ao Programa TOPA: “A Bahia é hoje exemplo de um grande mutirão pela alfabetização e continuidade dos estudos. A coordenação equilibrada entre as diversas entidades participantes pode gerar um novo paradigma nacional”, avaliou o Ministro da Educação (MEC), que destacou a participação das universidades estaduais nesse grande esforço.
Já o Governador Wagner lembrou grandes nomes da Bahia: “Para mim, era um motivo de indignação a terra de Anísio Teixeira, Glauber Rocha, Gilberto Gil e Cosme de Farias ter o maior número de analfabetos do país: dois milhões. Estamos transformando essa perversa realidade”.
Governador Jaques Wagner na Cerimônia de Certicação da
Etapa I do Programa TOPA
Governador Jaques Wagner na Cerimônia de Certicação da
Etapa I do Programa TOPA
Assim, depois de discursos bem elaborados, houve o encerramento da cerimônia de Certificação da primeira Etapa do Programa TOPA. Na saída, eu e as coordenadoras do Programa, encontramos o Reitor da UNEB, profº Lourisvaldo Valentim da Silva, que nos convidou para uma fotografia que ilustraria uma nota publicada pela UNEB.
Foi um dia de Glamour! Um daqueles dias que não se esquece jamais!!!!!

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário